Compartilhar:

Notícias

Amaral Ferrador recebe dez kits de irrigação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado

27/04/2020 - 14h53min Secretaria de Agropecuária acusticafm.com.br


Após concluir uma força-tarefa para a preparação de kits de irrigação do Programa Segunda Água, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) entregará os equipamentos nesta semana a famílias beneficiárias nos municípios de Amaral Ferrador (10 kits) e São Lourenço do Sul (33). “Este é o momento adequado para entrega e instalação dos kits nestes municípios, onde os serviços de construção de açudes já foram concluídos”, explica o secretário Covatti Filho.


A preparação dos kits para envio às famílias envolveu servidores dos departamentos de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) e de Infraestrututura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), além e da Coordenadoria Regional Sul da Seapdr.


O kit de irrigação por gotejamento é composto por caixa d’água de 1.000 litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d’água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até 1.000m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.


A ação dá a possibilidade de melhoria no cultivo de hortaliças, feijão, milho e frutíferas, entre outras. “A segurança e a estabilidade oferecidas pelo sistema na produção é fundamental, principalmente quando falamos no cultivo de hortaliças na propriedade”, explica o engenheiro agrônomo Jonas Wesz, servidor do Dafa. “É mais alimento para o autoconsumo das famílias e aumento de renda com a comercialização do excedente da produção”, destaca.
A partir da entrega nos municípios, os técnicos da conveniada Emater poderão iniciar a instalação. Assim, a família beneficiária passa a ter açude e as ferramentas para obter os benefícios de uma irrigação na propriedade.


O Programa


O Programa Segunda Água é resultado de convênio entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Seapdr, e tem como objetivo garantir acesso a água para produção no meio rural a populações em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover a segurança alimentar e hídrica. A operacionalização é feita com a construção cisternas e microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.

                                                   

  


Veja Mais Notícias